sexta-feira, 23 de março de 2007

O desafiante americano


Em um mundo dominado por ícones como Ferrari, Lamborghini e Bugatti, surge de modo quase que despercebido a americana SSC, com um superesportivo capaz de rivalizar em desempenho com os melhores do mundo.
Certamente, uma das maiores dificuldades dos pequenos construtores é comercializar um supercarro sem o renome de um fabricante consagrado. Pois a SSC (Shelby Super Cars), sediada em Washington, D.C., nos Estados Unidos, aceitou o desafio de provar ao mundo as qualidades de seu novo superesportivo.
O superesportivo apresenta características típicas de carros exóticos, como as grandes entradas de ar na carroceria, um desenho intimidador — cujo perfil lembra o do Lamborghini Diablo — e portas com abertura pneumática para cima, semelhantes às do Ferrari Enzo.
O interior é bem-acabado e possui uma rica lista de equipamentos de série, como ar-condicionado, sistema de áudio com 10 autofalantes e de navegação, sistema multimídia de CD e DVD com tela de 7,5 pol e câmera de auxílio instalada no pára-choque traseiro. O SC/8T é equipado com um motor V8 de alumínio, proveniente do Corvette C5R de competição. Amplamente retrabalhado, tem cilindrada de 6.259 cm³ e um compressor mecânico com pressão de até 0,55 bar. De acordo com a SSC, atinge a impressionante potência de 798 cv a 6.600 rpm e o torque de 102 m.kgf a 5.800 rpm.
A carroceria e o chassi tubular usam fibra de carbono e liga de titânio para redução de peso. Com apenas 1.295 kg, motor central e tração traseira, o Aero SC/8T faz a aceleração de 0 a 96 km/h em 2,94 segundos e alcança velocidade máxima estimada de 400,7 km/h, alega o fabricante. As rodas têm 18 pol de diâmetro na frente e 19 pol atrás, com pneus Michelin Pilot Sport de medidas 245/45 e 345/30, na ordem.
Mas os engenheiros da SSC ainda não estavam satisfeitos. A partir do Aero SC/8T foi feito um novo trabalho sobre o bloco do motor, que elevou sua capacidade cúbica para 6.407 cm³, e foi aumentada a pressão do compressor. Surgiu assim o motor do Ultimate Aero SC/8T, com a incrível potência de 1.060 cv a 6.950 rpm e o torque de 113,5 m.kgf a 6.200 rpm. Além do aumento da força, o Ultimate teve o peso reduzido para 1.195 kg e o coeficiente aerodinâmico (Cx) aprimorado, embora o valor de 0,357 não seja dos melhores. A velocidade final estimada chegou a 439 km/h!

Nenhum comentário: