
O Honda Civic Si, versão esportiva do sedã, que traz motor de 192 cavalos
Não sem razão o Civic é considerado o melhor automóvel já produzido no Brasil. Agora a Honda surpreende ao lançar no país uma versão apimentada do modelo, a esportiva Si, que traz motor 2.0 de 192 cv (cavalos) de potência e transmissão manual de seis velocidades. Assim o Civic Si se torna o modelo mais potente do mercado nacional, nem que seja por menos de um mês.
Mas as inovações não param por aí. O novo câmbio traz um dispositivo chamado LSD. Não, não é nada disso que você está pensando. A sigla se refere a Limited Slip Differential, e seu grande barato é distribuir melhor o torque em curvas e arrancadas. O modelo empolga, segundo constatou Interpress Motor em avaliação realizada simplesmente no autódromo de Interlagos.
Mas as inovações não param por aí. O novo câmbio traz um dispositivo chamado LSD. Não, não é nada disso que você está pensando. A sigla se refere a Limited Slip Differential, e seu grande barato é distribuir melhor o torque em curvas e arrancadas. O modelo empolga, segundo constatou Interpress Motor em avaliação realizada simplesmente no autódromo de Interlagos.

Por enquanto, versão chega às lojas apenas nas cores preto e
vermelho
Se a ótima ergonomia e empunhadura já eram de serie no sedã da Honda, ele agora se revela ainda mais empolgante, a começar pelos detalhes visuais: grade dianteira exclusiva, bancos esportivos do tipo concha, painel iluminado de vermelho, manopla de couro, pedais de alumínio, aerfólio traseiro, ponteira de escapamento cromada e rodas de liga leve de 17 polegadas.
A suspensão foi recalibrada para ganhar esportividade, mas nem por isso o modelo ficou menos confortável. Há ainda o sistema “shift light”, que indica o momento ideal para a troca de marchas de forma esportiva (na volta rápida realizada em Interlagos, é um dispositivo interessante para tirar o máximo aproveitamento do motor). Quando o carro se aproxima da rotação da potência máxima, a luz fica piscando; quando esse limite é atingido, ela fica acesa constantemente.


Esportividade interior: luz avermelhada no painel e bancos
do tipo concha
Para evitar barbeiragens, o Civic Si traz os sistemas VSA (Vehicle Stability Assist, que pode ser inibido por um botão no painel, fazendo acender uma luz com um ponto de exclamação), que ajuda no controle da estabilidade, EPS (Electric Power Steering), de direção elétrica, que fica mais leve em velocidades baixas (auxiliando nas manobras) e precisa ao acelerar.
Pare um pouco ainda para reparar um detalhe do modelo: os discos de freio estão maiores. Seu diâmetro cresceu de 260 milímetros para 300 mm das versões LXS e EXS para a Si nas rodas dianteiras. Isso melhora o desempenho na frenagem – infelizmente a Honda não divulga medições de desempenho, como aceleração e velocidade máxima.
Mesmo sem ter a exata dimensão desse desempenho, o modelo empolga. Para completar o pacote de equipamentos e aumentar a segurança dos ocupantes, há airbags para motorista e passageiro e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes.

FICHA TÉCNICA
Honda Civic Si
Motor: dianteiro, transversal,
quatro cilindros em linha,
16 válvulas, a gasolina,1. 998 cm³ de cilindrada
quatro cilindros em linha,
16 válvulas, a gasolina,1. 998 cm³ de cilindrada
Potência: 192 cv a 7.800 rpm
Torque: 19,2 kgfm a 6.100 rpm
Torque: 19,2 kgfm a 6.100 rpm
Câmbio: manual de seis velocidades
Suspensão: dianteira independente McPherson; traseira com triângulos sobrepostos, com estabilizador
Freios: a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS (antitravamento)e EBD (distribuição eletrônicada frenagem)
Suspensão: dianteira independente McPherson; traseira com triângulos sobrepostos, com estabilizador
Freios: a disco nas quatro rodas, com sistemas ABS (antitravamento)e EBD (distribuição eletrônicada frenagem)
Dimensões: 4,49 m de comprimento; 1,75 m de largura; 1,45 m de altura; 2,70 m de entreeixos
Tanque: 50 litrosPorta-malas: 340 litros
Preço: R$ 99.500
Tanque: 50 litrosPorta-malas: 340 litros
Preço: R$ 99.500
O Honda Civic Si veio para impressionar a todos, é um carro extremamente bonito e agora com inovações que podem melhorar sua atuação no dia-a-dia. Além disso, o Honda Civic pode ser considerado o melhor carro já produzido no Brasil. Não tem nenhum motivo que te leve a não adimirar o novo modelo esportivo do Honda Civic Si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário