
A Ford está planejando produzir um novo veículo derivado do Fiesta. A novidade será uma espécie de monovolume e terá configurações off-road, podendo ser classificada com um pequeno utilitário esportivo. O modelo deve ser comercializado já em 2008 e, para o ano seguinte, pode ganhar uma versão híbrida. Vale ressaltar que este carro não será derivado do Focus 4x4: terá dimensões menores. A versão utilitária do Focus teve a produção confirmada pelos executivos da marca no último Salão de Paris, no ano passado.
Apesar de aproveitar uma plataforma diferente, o novo Fiesta trará mais soluções derivadas do protótipo Iosis X, que ditou o design do Focus 4x4. Com isso, o novo modelo será produzido a partir da plataforma B2, que também é utilizada no Mazda 2 e no EcoSport, dando como resultado algo parecido com o Suzuki SX-4. Porém, não se sabe onde a novidade será produzida, mas certamente, será um veículo global, a exemplo do Fiesta.
Ao contrário do Focus, o modelo menor não terá tração nas quatro rodas. A tração será dianteira e os equipamentos de segurança serão um dos pontos fortes. O modelo trará de série airbags dianteiros, laterais e de cabeça, além de sistemas eletrônicos de controle de tração e distribuição de torque para as quatro rodas. O carro terá, ainda, sistema Bluetooth. Inicialmente, o novo carro derivado do Fiesta estará disponível nas motorizações a gasolina 1.3, 1.6 e 1.8l Duratec Sci - todos contarão com injeção direta de combustível. As opções a diesel serão as mesmas do Fiesta comercializado atualmente na Europa: 1.4l e 1.6l TDCi.
Em relação à tecnologia híbrida, o responsável pelo desenvolvimento técnico da Ford, Richard Parry Jones, disse que a montadora acredita em uma aproximação homogênea no mercado. "Produziremos uma escala de soluções diferentes para este novo desafio", disse Jones ao afirmar que esta tecnologia aparecerá nos próximos anos, em meados de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário